Selecione a linguagem PT
Selecione a divisão de negócios CORPORATIVO
« Voltar Você está em: Home / Meio Ambiente / Ações e programas
Meio Ambiente

Ações e programas

  • Schulz é uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, da comunidade em geral, com seus clientes e acionistas.

    Desenvolveu diversos projetos relacionados à melhoria do desempenho ambiental, como a gestão avançada de fornecedores, o programa de conscientização ambiental para colaboradores e o índice de desempenho ambiental, que contempla a gestão global de todos os indicadores ambientais da empresa associados aos programas de gestão e melhoria para reuso e reciclagem de resíduos, redução do consumo de energia e água.

    O Sistema de Gestão Ambiental da Schulz, certificado pela norma NBR ISO 14.001 desde 2005, representa o comprometimento verdadeiro da empresa com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e da comunidade em geral e o compromisso com seus clientes e acionistas. Conheça algumas importantes ações.

  • Gestão e tratamento de efluentes

    Para o tratamento de efluentes industriais e sanitários, a Schulz conta com a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que tem por objetivo remover ou reduzir os contaminantes através de processos físico, químico e biológico. Desta forma, atende aos parâmetros legais de controle da qualidade da água dos corpos hídricos.

    Os resíduos sólidos gerados no tratamento de efluentes são comumente chamados de lodo. O lodo decantado dos processos biológico e físico-químico passa ainda pelas etapas de adensamento e prensagem para a retirada do excesso de umidade para posterior destinação.

  • Gerenciamento de resíduos industriais

    A geração de resíduos é um aspecto ambiental controlado por atividades de manejo que incluem o gerenciamento, desde a geração, o manuseio, o armazenamento e a movimentação, até o tratamento ou disposição final do resíduo.

    A Coleta Seletiva é um programa ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos, que tem por objetivo facilitar a redução, a reciclagem ou o reuso, possibilitando um destino específico para cada tipo de resíduo. É praticada em todas as áreas da empresa, pela separação de resíduos por tipo, de acordo com cores.

    Gerenciamento de  Resíduos Industriais
  • Desenvolvimento da cadeia de fornecedores

    Com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, em 2005, com base nos requisitos da NBR ISO 14.001, a Schulz procurou desenvolver a atuação responsável inserindo dentro de suas práticas um conceito que tinha pouca difusão entre as empresas: o consumo consciente.

    Diante deste contexto, a Schulz estabeleceu o programa de Gestão Avançada para seus fornecedores, controlando a aquisição consciente de matérias-primas, insumos e serviços, pois a cada dia mais organizações estão se voltando para a sustentabilidade dos seus negócios.

    O Programa de Gestão Avançada para Fornecedores baseia-se no método de controle total de itens adquiridos pela Schulz, desde o momento da escolha do fornecedor, passando pelo seu cadastro, pedido, entrega e avaliação periódica de desempenho.

    O resultado desse trabalho pode ser compreendido no fato de que a Gestão Ambiental é estendida pela cadeia de fornecimento, disseminando o consumo consciente e responsável, movimentando a cadeia produtiva e favorecendo as práticas que vão ao encontro das atividades sustentáveis, geradoras de renda, provedoras de novas oportunidades e redutora de impactos ambientais.

  • Projetos de atuação responsável

    Desde 2005, a Schulz atua em conjunto com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa) no desenvolvimento de normas direcionadas para a Reutilização das Areias Descartadas de Fundição (ADF). Como resultado, pode-se citar o constante apoio à pesquisa e desenvolvimento sobre o tema, como na pesquisa "Comparativo entre os Regulamentos Existentes para a Reutilização dos Resíduos de Fundição" (Silva, 2007).

    Adicionalmente, a Schulz mantém profissionais graduados no tema em seu corpo de trabalho, especializados na gestão ambiental das ADFs e liderando a participação do Sul do Brasil nos trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Abifa, tais como grupo de pesquisa, estudos ambientais, elaboração de normas regionais e execução de palestras e reuniões.

  • Programa de conscientização

    O programa de Educação Ambiental da Schulz surgiu no início de 2006, a partir da percepção das lideranças sobre a necessidade de mudar o comportamento de seus colaboradores.

    A preocupação e a necessidade de cuidados com o meio ambiente foram o impulso necessário para a criação do Giga – Grupo Integrado de Gestão Ambiental. O Giga representa todos os colaboradores, sendo formado por pessoas das áreas produtiva, administrativa e de apoio da empresa. Entre as responsabilidades do Giga estão a identificação dos aspectos causadores dos impactos ambientais e a definição dos controles operacionais necessários para atingir os objetivos ecológicos. Além de resolver e identificar estes problemas, o programa abre espaço a sugestões para melhoria no sistema de gestão ambiental.

    O investimento em certificação e tecnologias de ecoeficiência deixou claro que o comportamento não se modifica somente com a necessidade e imposição da empresa em relação ao cumprimento das normas estabelecidas, mas que há a necessidade de trabalhar o comportamento de cada colaborador, focando efetivamente na mudança de atitude de cada um, tanto na empresa como no dia a dia.

Compartilhe:
© Copyright 2017 - Schulz S/A - Todos os direitos reservados - Criado por A2C
Fechar

Newsletter

Mensagem de erro